VACINAÇÃO
Uma vacina é uma solução preparada com antigénios tornados inofensivos, como por exemplo, microrganismos mortos ou atenuados ou toxinas inactivas. A vacina desencadeia no organismo uma resposta imunitária primária e formam-se células de memória. Estas células ficam no organismo e estão prontas a defendê-lo posteriormente, se ele for invadido pelos mesmos agentes patogénicos, desencadeando uma resposta imunitária secundária.


O maior benefício da vacinação é impedir que a pessoa se infecte. Pode haver casos em que a defesa não é total, mas se houver infecção é muito ligeira. Outro benefício é o bloqueio da disseminação da doença ou a sua erradicação quando grandes massas populacionais estão vacinadas, evitando-se a contaminação entre as pessoas. Na maioria das vacinas são necessárias várias doses para que haja defesa eficaz. As doses das diferentes vacinas são dadas ao longo da infância para a eficácia ser máxima.

Não se deve vacinar em qualquer ocasião, por exemplo se tiver febre, infecções, doenças activas da pele, cancro, se estiver a tomar corticosteróides ou a fazer radiações, etc.
As grávidas também não podem ser vacinadas com todas as vacinas. Algumas vacinas podem provocar infecção no feto e malformações.
Existem varias reacções às vacinas, as mais vulgares são: febre, borbulhas, mal-estar geral e inchaço, dor e vermelhidão no local da injecção. São reacções de curta duração.



VIDEOS SOBRE VACINAÇÃO